Esportes com o Cascão

 Olá Galerinha, aqui vocês garotos Radicais como eu, e as Garotas também, aprenderam e ficarão por dentro de esportes super shows falou? Toda semana um Esporte novo, para você conhecer melhor, só não esqueçe que depois de praticar, devemos tomar um bom Banho! éeh eu sei que é difícil, mas precisamos fazer esse esforcinho né? Se eu não tomasse banho com certeza a Cascuda já tinha me dado um mó fora! Então Divirtam-se!


29/12/10 -> ESCALADA
Olá galera, hoje vocês vão ver um pouco sobre um esporte radical, chamado escalada.

A escalada é um esporte que utiliza técnicas e movimentos específicos com o objetivo de subir uma montanha ou um muro artificial. Ela pode ser realizada em diferentes ambientes: em rocha (montanhas), em blocos (pedras pequenas chamadas de boulder), em neve (alpinismo ou andinismo), em gelo e também em clubes ou locais fechados (chamado de escalada indoor). Antes de tudo, a escalada é uma atividade que junta coordenação motora para aprender e realizar os movimentos específicos (técnica), controle mental (gerenciar o medo), força e flexibilidade. Estas características fazem com que o esporte seja uma ótima atividade para ajudar a dissipar o estresse do dia-a-dia.

Proteção:
SUA SEGURANÇA É SUA RESPONSABILIDADE
====================
+ Revise nós e fivelas do baudrier;
+ Inspecione seu equipamento e troque quando necessário;
+ Saiba se seu companheiro está habilitado a escalar com segurança;
+ Cheque sua parada;
+ Equipamento fixo é duvidoso, certifique-se;
+ Rocha quebra, teste as agarras;
+ Sempre vistorie duplamente seu sistema de rapel;
+ Capacete pode salvar sua vida

Equipamentos:
  • Cordas


É feita com uma alma de perlón e uma capa de nailon, suas características são elasticidade e resistência: amarrada à cadeirinha do escalador e passada no freio do segurador torna-se o único link de segurança entre a dupla. Serve como um amortecedor, um dissipador de energia, no caso de uma queda do escalador guia. 


  • Freios
São equipamentos que através do atrito ou outros dispositivos permitem ao escalador fazer a segurança de seu companheiro sem que toda a força de uma queda ou peso passe diretamente para as mãos. Boa parte dos freios também é utilizada para a descida por corda ou rappel.

  • Mosquetão
São ganchos de fixação feitos geralmente em duralumínio (uso esportivo), ou aço (uso profissional e industrial) utilizados para fixar, pendurar diversos equipamentos ao escalador, equipamentos à rocha ou escalador à rocha. A variedade de formas, tamanhos e características técnicas permitem usos bastante específicos de cada mosquetão.

  • Fitas
  • Cadeirinha
É o "cinto" que o escalador veste para fixar-se de forma confortável e segura à corda. Feito geralmente de fitas de nailon, pode ou não, ter regulagens nas pernas e cintura através de fivelas. Outras características comuns são acolchoamento das fitas para maior conforto, fivelas de regulagem rápida, cintas para fixação de equipamentos, dentre outras características.

  • Capacete



Equipamento de uso obrigatório, porém pouco utilizado pelos montanhistas. Sua função básica é proteger de pedras soltas que podem cair acidentalmente na cabeça do escalador. Outra função é proteger no caso de escorregões.



  • Sapatilhas
Calçado com solado de borracha extremamente aderente. Deve ser utilizado preferencialmente, bem justo aos pés para bom suporte do calcanhar e firmeza na ponta do pé, permitindo desta forma o suporte em frisos e cristais pequenos da rocha.

       


Atenção: Todo o cuidado é pouco, na hora de praticar esse tipo de esporte, por isso, sempre faça isso com a vistoria e ajuda de um profissional qualificado, para evitar surpresas.


Especial de Natal -  Le Parkour


Parkour(arte do deslocamento) é uma atividade cujo princípio é mover-se de um ponto a outro o mais rápido e eficientemente possível, usando principalmente as habilidades do corpo humano. 





Foi criado para ajudar a superar obstáculos de qualquer natureza no ambiente circundante -- Desde galhos e pedras até grades e paredes de concreto.
Pode ser praticado em áreas rurais e urbanas. Homens que praticam Parkour são reconhecidos como Traceur e mulheres como Traceuses.
Parkour oferece grande liberdade e custo mínimo para ser praticado, sendo recomendados os seguintes acessórios:
  • Calças leves
  • Camiseta leve
  • Tênis macios e com sola reta.
Todos os equipamentos ou acessórios são opcionais.




Mas se liga Galera, só não vale sair por aí pulando em tudo o que ver pela frente, isso pode machucar. Procure um profissional que possa lhe ensinar esse esporte maneiro ok? Falou! Até Semana que vem com mais um esporte Radical!